Rubrica: À conversa com uma Fashion Blogger

Entrevista: À conversa com Patrícia Silvério

segunda-feira, setembro 19, 2011

Hoje a conversa é com a Patrícia Silvério.

Nome: Patrícia        Idade: 21 anos          Tamanho: M/36/38          Peso: 58kg            Altura: 1,72m

Sobre o blog

Fashion Teenagers - O que o blogue significa para ti? 
Patrícia - Significa muito. Um misto de sentimentos: vício, amor, a minha paz. O Pumps é o retrato do que me inspira: Blogs, pessoas, roupas, fotografia, arte e literatura. Os meus gostos reflectem-se no blogue.

Fashion Teenagers - Sabes que existe a probabilidade do momento em que terás de desistir do blog, seja por falta de tempo ou por questões pessoais. Essa ideia assusta-te?
Patrícia - A probabilidade de isso acontecer é grande. Já estive mais perto de desistir, por uma razão muito óbvia. Existe actualmente uma rede muito vasta de blogues. E se formos a ver, é tudo igual. E o que mais me chateou na altura foi ver autoras de blogues que me seguiam a copiar ideias que eram minhas. Foi uma fase de desilusão. Tenho imensos projectos e procuro sempre ser eu mesma e marcar pela diferença. O tempo não é muito por vezes. Mas como diz o velho ditado “Quem corre por gosto, não cansa”. O blogue conta apenas com 6 meses de existência e chegou muito longe em tão pouco tempo. Não vou desistir tão fácil, porque é isto que quero e é disto que eu gosto. É preciso arranjar motivação e ser criativa. Agradeço imenso ao meu professor de faculdade Fernando Lima. Por nunca ter me deixado desistir e ás minhas amigas. 

Sobre a autora

Fashion Teenagers - Há algum estilo que te inspira? 
Patrícia - No que toca ao estilo pessoal, estou em constante mudança. Gosto de experimentar estilos diferentes e conjugar peças diferentes. Adoro experimentar coisas novas e a moda é isso mesmo: ser diferente. Não gosto de monotonia . Não gosto de andar sempre igual. E tenho muito cuidado nesse aspecto. Todos os dias mudo os coordenados e tento nunca repetir o mesmo. Adoro combinar peças extravagantes com básicos. 
O meu estilo baseia-se no estilo moderno, o clássico e retro. Uma mistura dos três. 

Fashion Teenagers - E alguma pessoa? 
Patrícia - Algumas. Alexa Chung, Olivia palermo. Frida Gustavsson . Gosto Muito das Portuguesas Joana (AmberHella) e a Vanessa Santos. Todas elas são uma fonte de inspiração.

Fashion Teenagers - Acompanhas alguma revista? 
Patrícia - Sim Muitas aliás estou sempre atenta a revistas de Moda. Recomendo N*Style Magazine. Magnética Magazine. Vogue. Máxima. E muitas outras revistas. A minha lista é infinita.

Fashion Teenagers - És impulsiva no que toca a vestir ou pensas bem no que fica bem com o quê antes de experimentares? 
Patrícia - Sou muito impulsiva. Não costumo pensar muito no que vou vestir no dia a seguir. Sei de cor todas as peças que tenho no guarda-roupa, então consigo mentalizar em pouco tempo o que vou usar nos meus coordenados. E consigo acertar sempre dos coordenados que imagino.

Fashion Teenagers - Algum estilista de eleição? 
Patrícia - Alexander Wang, adoro toda a sua criação. 

Fashion Teenagers - Quanto tempo demoras a arranjar-te em tempo de aulas e para sair à noite? 
Patrícia - Normalmente demoro imenso tempo!!! Mínimo meia hora máximo duas horas. Isto porque adoro fazer tudo nas calmas.

Fashion Teenagers - Quais as marcas que mais usas? 
Patrícia - Em Portugal adoro a Zara e H&M e primark. Marcas Internacionais: Topshop. 

Fashion Teenagers - O que pensas sobre marcas brancas (roupa)? E preferes marca ou sem marca? Porquê?  
Patrícia - Normalmente, não ligo muito às marcas. Mas opto sempre pela qualidade e no aspetco que a peça me transmite. Embora, não quer dizer que por ser de marca branca não vá comprar. Se realmente me encantar, eu compro. Mas acho que compensa sempre comprar peças com marca, tipo Zara e H&M. No final de contas, são marcas acessíveis e tem muita qualidade. E gosto de saber sempre o que compro. 

Fashion Teenagers - Usarias roupa em segunda mão? 
Patrícia - Sim. Adoro roupa Vintage.

Fashion Teenagers - Qual a tua peça favorita? E aquela que não pode faltar no teu armário? 
Patrícia - No meu guarda roupa destacam-se: shorts, vestidos e blazers. Não podem faltar Oxford shoes. ADORO.

Fashion Teenagers - Erros da moda fazem parte da tua história? Se sim, conta-nos um. 
Patrícia - Sim fazem parte na vida de qualquer pessoa que gosta de moda. A moda somos nós que a construímos com o nosso próprio gosto. Será que existem erros? A moda está em constante evolução…

Fashion Teenagers - Já alguma vez fizeste uma má compra? 
Patrícia - Sim. Raramente acontece. Porque quando compro e fico indecisa demoro muito tempo até chegar a uma conclusão. Mas já me aconteceu comprar uma peça de roupa e quando experimentar em casa não gostar de me ver com ela. 

Fashion Teenagers - Relativamente a cuidados de beleza, quais são os teus? 
Patrícia - Tenho imensos. Tenho muito cuidados com a minha pele, seja ela do corpo ou do rosto. Já tive problemas de acne. Então, lavo a cara com gel de limpeza que compro na farmácia e limpo muito bem a cara com uma esponja. Faço esfoliações ao rosto dia sim, dia não. Faço máscaras à base de produtos naturais. Chego creme hidratante duas vezes ao dia e uso protetor solar. É um erro quem não usa, na minha opinião. Quanto ao resto do corpo. Tenho o cuidado de esfoliar a pele uma vez por semana, Esfoliar a pele dos pés e aplicar creme diariamente. Não falho um dia. E claro fazer exercício físico todos os dias é praxe da casa. Tento fazer sempre abdominais e saltar a corda. Andar uma hora por dia. Basta. 

Fashion Teenagers - Consideras a maquilhagem um elevador de ego ou uma segurança? 
Patrícia - Acho que é uma combinação dos dois. As pessoas usam maquilhagem para sentirem confiança e para se sentirem bem com a sua imagem. Normalmente a maquilhagem esconde imperfeições que adquirimos com o tempo. Se bem que pessoalmente,uso pouca maquilhagem. Gosto de parecer o mais natural possível. 

Fashion Teenagers - Usas sempre produtos da mesma marca ou varias para experimentar mesmo correndo riscos? 
Patrícia - Uso marcas muito boas de preferência que estejam à venda em farmácia. Cheguei à conclusão que as marcas que comprava no supermercado, como shampoo e cremes que aplicava no rosto não eram bons. E quando comecei a comprar marcas na farmácia, notei numa melhoria significativa no meu cabelo e pele. Acho que é uma óptima escolha. Tento mudar sempre de marca porque faz bem e o nosso corpo acaba por pedir se estivermos atentos aos sinais. Recomendo os cremes da Uriage. São muito bons. 

Fashion Teenagers - Maquilhagem simples, moderada ou exagerada? 
Patrícia - Acho que temos que saber adaptar a maquilhagem conforme as situações. Maquilhagem simples é a que opto no quotidiano: Creme hidratante mais protector solar. Aplico risco nos olhos e por vezes rimel e um batom. A maquilhagem Moderada aplico quando saio à noite ou numa festa. Não sou muito a favor da base. Pois acho que não necessito. Tenho uma pele jovem saudável e só aplico quando uso maquilhagem moderada. 

Fashion Teenagers - Quais os cuidados que tens com o teu cabelo? 
Patrícia - Imensos! Quando lavo o cabelo demoro imenso tempo no processo de lavagem e secagem. O meu cabelo é um cabelo que exige cuidados permanentes pois é um cabelo fraco. Tomo vitaminas para fortalecer. Uso bons shampoos. Actualmente estou a usar umas cápsulas para fortalecer o cabelo e para combater a queda de cabelo. Tenho imenso cuidado em tratar as pontas.

Fashion Teenagers - Focando-nos em assuntos mais sérios: "A Anorexia no mundo da Moda". Achas que é algo que está a aumentar diariamente? 
Patrícia - Sim acho que esta a aumentar consideravelmente. E ainda é um tabu na nossa sociedade. Estas pessoas precisam de ajuda iminente pois não têm noção da realidade. Acho que a mulher em si não se quer nem gorda nem magra. Se bem que, os criadores estão a mudar nos termos de selecção das modelos que desfilam e fazem produções fotográficas. Entristece-me imenso saber que existem mulheres que não comem para não engordar. Mas no Mundo na Moda – e eu conheço bem porque já frequentei- é uma selva. Então as pessoas têm que ser sempre melhor que os outros e tudo vale. Até a própria saúde põe em risco. Existem sites onde elas se incentivam a não comer. É horrível. 

Fashion Teenagers - Achas que no mundo profissional da moda há muitos preconceitos como por exemplo: uma modelo ser um bocado mais pesada ou ser uma modelo de formas reais em vez de uma modelo com as medidas requisitadas? 
Patrícia - Sim acho que existem muito preconceito. Mas como referi as mentalidades estão mudar e tenho fé que os estilistas comecem a preferir mulheres com verdadeiras formas físicas. Pois acho que é assim que deveria ser representado nas passerelles: Mulheres com formas femininas e não com formas masculinas. 

Fashion Teenagers - E fora desse mundo profissional como encaras esse preconceito? 
Patrícia - Adoro ver mulheres bem constituídas e cuidadas na forma física. Acho que hoje em dia toda a mulher tem a possibilidade de tratar do seu corpo. Por isso não aceito desculpas quando as pessoas se sacrificam com factos que podem ser cruciais na sua saúde mental e física. 

Fashion Teenagers - Claro que nós não podemos agradar a gregos e troianos, já alguém te criticou pela maneira de vestir?
Patrícia - Sim já. 

Fashion Teenagers - De que maneira isso te influenciou? 
Patrícia - Em nada! Tenho a noção realística da maneira como me visto. Não podemos agradar a gregos e a troianos. Mas eu gosto e sinto-me bem. E sei que sou admirada. Existe sempre alguém que não gosta. Mas também não obrigo ninguém a olhar para mim. A uma coisa que prezo muito: é passar despercebida perante as pessoas. Sei que isso não é possível quando passamos a ser conhecidas. Adoro quando alguém nos olha discretamente. 

Fashion Teenagers - Quais os teus blogs preferidos? 
Patrícia - Tenho uma lista infindável de blogues portugueses e internacionais. Sou uma verdadeira caça blogues! Portugueses destacam-se: Pure Lovers, AmberHella, Last Minuts dreams, Love’s Promise, Estlista Bracarense. Internacionais: Coco Rosa, Saga siga, Carolinesmode, Song of style etc.

Fashion Teenagers - Quais os projectos e objectivos para o futuro? 
Patrícia - Tenho imensos. Fui convidada pelo Fotografo Carlos Teixeira da Brownansel para fazer o styling de um shoot fotográfico com a modelo portuguesa Fiona. Vai ser uma experiência única que me pode abrir portas no futuro. Estou a criar um projecto com a minha amiga Harvey Cindy Moscovitch que é estilista e em breve será apresentado no Pumps. Quero levar o meu Blogue o mais longe possível porque gosto disto e sei que quando temos um sonho devemos percorrer o caminho até alcançar o nosso objectivo. E objectivos tenho muitos e sei que tudo tem o seu tempo. Objectivos para o futuro? Estou a tirar o curso de tecnologias da comunicação e falta pouco para terminar. Quero seguir jornalismo de moda e adorava fazer parte de uma associação como A Moda Lisboa! Quem sabe? Eu vejo-me daqui a uns breve anos a organizar um protejo assim. É o meu maior sonho. Quero voar. E sinto que estou perto. 

Fashion Teenagers - Um conselho? 
Patrícia - Encarar a vida com um sorriso enorme. Lutar. Lutar e Lutar. Infelizmente a vida é uma selva onde a lei da sobrevivência se aplicar ao mais forte. Se tivermos amor, fé e positivismo da nossa mente temos tudo o que precisamos para encarar a vida da melhor maneira possível. Eu acredito e tu?

Muito obrigada à Patricia pela disponibilidade e por nos ter dado esta magnifica entrevista :)
Gostaram de conhecer melhor a Patrícia?
(No prato favorito existe um erro, não é Bacanhau mas sim Bacalhau)

You Might Also Like

12 comentários

  1. Gostei muito da entrevista! =)

    http://placequotehere.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. muito obrigado :) foi um prazer ser convidada! :)

    ResponderEliminar
  3. eu também demoro imenso tempo a preparar-me por vezes!!
    gostei da entrevista :)
    bjs Juliana.

    ResponderEliminar
  4. olá olha, o meu blog tem um passatempo, e gostaria muito que participas-ses...

    bjs ebby (http://moodaadolescente.blogs.sapo.pt/)

    ResponderEliminar
  5. Gostei do blog ! *


    http://itsluckynumberseven.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da rubrica: "Entrevista à conversa com.." É uma ideia muito bem concebida onde nos dá a conhecer outras bloggers e o que mais gostam, desde roupa a assuntos sérios da nossa sociedade !
    Vou seguir para estar sempre atenta, se puderes seguir o meu (que ainda estou a começar) agradecia muito.
    beijinho e continua assim :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei!
    Visita-me a ajuda-me a divulga-lo sff!

    www.inside-styling.blogspot.com

    kiss ♥

    ResponderEliminar

SUBSCRIBE

Like us on Facebook