Escola

Métodos de estudo

sexta-feira, setembro 30, 2011


É importante, desde a primária até à universidade, termos um ritmo de trabalho permanente, claro que esse ritmo de trabalho oscila em alturas de teste/exames/frequências. O fundamental é saber qual o melhor método para nós. Aqui estão alguns:

- Apontamentos durante a aula: a técnica ideal para aqueles que se esquecem rapidamente do que foi dito, as margens dos livros são ideais para este efeito, mas caso as margens sejam pequenas os post-its ajudam imenso, ou até mesmo no caderno.

- Sublinhar o importante: ajuda-te a reter o importante do que leste e na altura de estudar dá-te um resumo do que é abordado.

- Resolve exercícios: seja do livro, do caderno de actividades ou na internet, resolve-os e depois mostra ao professor para que ele te diga o que está bem ou mal.

- Faz esquemas/resumos: os esquemas e resumos têm toda a matéria necessária, sem a chamada “palha”, e permite-te ter a síntese completa do que é importante nos temas abordados. Se não te deres bem com os esquemas, visto que podes não entender a ligação de uma coisa para a outra, os resumos são o ideal.

- Escreve e Rescreve: é verdade, o facto de escrevermos repetidas vezes faz-nos decorar ou reter alguma informação.

- Ouve e lê, e lê em voz alta: este é um método bastante divertido, e parecendo que não resulta, estudos demonstram que decoramos mais facilmente aquilo que ouvimos portanto pede a alguém que te leia a matéria e vai acompanhando ou lê tu em voz alta, imagina que estás a dar a aula ou a explica-la a alguém, vais ver que resulta.

- Tira dúvidas: pois é meninas, “ai porque sou tímida, ai porque pareço burra, ai porque isto ai porque aquilo” tenham consciência que se trata da vossa educação e da vossa aprendizagem, é necessário entenderem para poderem obter bons resultados, se não entendem à primeira ou à segunda, peçam quantas vezes forem necessárias, mas se vos mete confusão pedir na aula por causa dos colegas, peçam no intervalo, certamente o professor não se vai importar visto que essa é a função dele.

- Estuda em grupo: em grupo podes sempre tirar as dúvidas com outras pessoas, no entanto o grupo não deve ser muito grande pois irão descambar facilmente e lá se vai o estudo.




Estes são alguns dos métodos mais usados. E sem dúvida os mais eficazes. Espero que possas melhor os hábitos de estudo e tenhas sucesso escolar J

You Might Also Like

9 comentários

  1. eu tenho que melhorar os meus, obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  2. já mudei o site, este aqui é 'seguro'. porque o outro que eu tinha era do site que provocava o vírus.
    mas obrigadaaa. :b

    ResponderEliminar
  3. Muito bom post ! Há muita gente que não sabe estudar *

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito do post e do blogue :)
    Encontrei-o por acaso e já estou a seguir, claro*

    ResponderEliminar
  5. O problema é por tudo isso em prática x)
    Gostei muito do blog, estou a seguir :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do blog, estou a seguir :)
    E quanto ao post o problema é mesmo por tudo em prática XD

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho uma certa alergia aos estudos, mas tenho mesmo de começar a dar no duro

    ResponderEliminar
  8. Estas dicas são ótimas :)
    Adoro blogues assim, que nos dão dicas reais e práticas para nos facilitar a vida :)
    [não consigo comentar o novo post, por isso escrevi neste*]

    ResponderEliminar

SUBSCRIBE

Like us on Facebook