Rubrica: À conversa com uma Fashion Blogger

Entrevista: À conversa com Cátia

segunda-feira, novembro 07, 2011

A entrevistada desta semana é a Cátia.


  Nome: Cátia           Idade: 17 anos              Tamanho: 36/M              Peso: 50kg                Altura: 1,59m

Sobre o Blogue
Fashion Teenagers - O que o blogue significa para ti?
Cátia - O blogue permite-me conciliar o meu gosto pela escrita à minha paixão pela moda e fotografia. É bom chegar a casa depois de um dia cansativo e ter um tempinho dedicado a uma coisa que gosto muito. É um espaço muito meu e estimo-o bastante.

Fashion Teenagers - Sabes que existe a probabilidade do momento em que terás de desistir do blogue, seja por falta de tempo ou por questões pessoais. Essa ideia assusta-te?
Cátia - Isso de facto já aconteceu, o meu blogue já passou por uma crise existencial. Mas depois voltou em força. Tanto que agora não estou muito preocupada com o rumo que vai seguir. Sinto-me motivadíssima em relação a ele. Claro que sei que, mais dia menos dia, o blogue pode chegar ao fim. Afinal de contas é um blogue criado por mim aos 16 anos, talvez aos 20 ele já não faça muito sentido. Mas por enquanto é um blogue que me preenche a 100% e desistir neste momento do WWTBC é uma ideia que não me passa pela cabeça.

Sobre a Autora
Fashion Teenagers - Há algum estilo que te inspira? 
Cátia - Sinto-me inspirada um pouco por todos os estilos, mas sobretudo por vintage e girly com um twist de edgy.

Fashion Teenagers - E alguma pessoa?
Cátia - Várias pessoas me inspiram, desde it girls como a Alexa Chung, Whitney Port e Pixie Lott até bloggers e pessoas comuns que passam por mim na rua e fico a pensar “Wow, aquela rapariga tem estilo!”. Se há coisa que adoro é passear pela baixa de Lisboa e observar as pessoas. Chego a casa sempre muito mais inspirada!

Fashion Teenagers - Acompanhas alguma revista? 
Cátia - Mensalmente não. Mas quando posso compro sempre a Vogue, a Elle ou a Happy. E depois também acompanho semana sim - semana não a Visão e a Sábado.


Fashion Teenagers - És impulsiva no que toca a vestir ou pensas bem no que fica bem com o quê antes de experimentares? 
Cátia - Ter tempo para pensar, isso gostava eu. Em ocasiões importantes claro que penso sempre no que vou vestir, que peças vou conjugar e que acessórios vou levar. Mas de manhã vestir-me é uma tarefa tão complicada que acabo por ser impulsiva e vestir o que me aparece à frente. Muitas vezes corre bem, outras nem por isso. Conhecem a sensação de não se sentirem bem com a roupa que trazem vestida? É o que às vezes acaba por acontecer.

Fashion Teenagers - Algum estilista de eleição? 
Cátia - Da lista dos preferidos constam Elie Saab, Balmain, Chanel, Yves Saint Lauren e os portugueses Luís Buchinho e Katty Xiomara.

Fashion Teenagers - Quanto tempo demoras a arranjar-te em tempo de aulas e para sair à noite? 
Cátia - Para estar totalmente pronta preciso cerca de 30 a 45 minutos, sem interrupções, tanto para de manhã como para a noite.

Fashion Teenagers - Quais as marcas que mais usas? 
Cátia - Zara e H&M.

Fashion Teenagers - O que pensas sobre marcas brancas (roupa)? E preferes marca ou sem marca? Porquê?
Cátia - Não prefiro marca ou sem marca, prefiro roupa bonita, que me capte a atenção e que me faça desejar comprá-la. Se for sem marca, tanto melhor! Acabo por gastar menos dinheiro. 

Fashion Teenagers - Usarias roupa em segunda mão? 
Cátia - Eu uso roupa em segunda-mão. Peças vintage, “roupas da avó”, roupas das amigas e grandes achados que se encontram em feiras de rua. Adoro, não tenho qualquer problema em relação a isso (e a minha carteira também agradece).

Fashion Teenagers - Qual a tua peça favorita? E aquela que não pode faltar no teu armário?
Cátia - Blazers. Adoro-os pela versatilidade, num look mais descontraído dão um toque de elegância, num look mais formal completam o outfit. Por esta razão, blazers não podem faltar no meu armário. Mas também não podem faltar um bom par de calças de ganga, camisolas quentinhas, vestidos e muitas t-shirts e tops. E oxford shoes!

Fashion Teenagers - Erros da moda fazem parte da tua história? Se sim, conta-nos um. 
Cátia - Que levante o braço a primeira pessoa que diz nunca ter cometido um erro de moda. Eu já cometi imensos. Assim de repente lembro-me das calças à boca-de-sino, hoje até me arrepio quando as vejo.

Fashion Teenagers - Já alguma vez fizeste uma má compra? 
Cátia - Tantas vezes. Hoje em dia já não tanto, pondero sempre muito bem antes de comprar o que quer que seja. Pergunto-me a mim mesma “Vais usar isto? Se sim, com quê? Fica-te bem? Gostas realmente?” e se sim for a maioria, então compro.

Fashion Teenagers - Relativamente a cuidados de beleza, quais são os teus? 
Cátia - Não tenho muitos, para dizer a verdade. Devia preocupar-me mais com esse aspecto mas acabo por me desleixar um pouco. Tiro sempre a maquilhagem ao final do dia. Este então está mais que repetido e se antes não o cumpria - e à custa disso quem acabou por sofrer foram as minhas pestanas - agora então cumpro religiosamente (aprendi a lição!) Depois quando tenho paciência - sim, é mesmo uma questão de paciência - aplico um creme de dia, e após o banho creme corporal.

Fashion Teenagers - Consideras a maquilhagem um elevador de ego ou uma segurança? 
Cátia - Acho que qualquer mulher se sente assim um pouquinho mais confiante quando está maquilhada. Eu digo-o, uso maquilhagem todos os dias por não ter coragem em sair à rua e enfrentar o mundo exterior com umas olheiras feias e uma cara sem vida. A maquilhagem dá-me uma certa segurança.

Fashion Teenagers - Usas sempre produtos da mesma marca ou varias para experimentar mesmo correndo riscos? 
Cátia - Jogo mais pelo seguro: se gosto de um produto, continuo agarrada a ele. Até ao dia em que me fartar e decidir experimentar outro.

Fashion Teenagers - Maquilhagem simples, moderada ou exagerada? 
Cátia - Exagerada nunca! Simples e moderada, dependendo da ocasião.

Fashion Teenagers - Quais os cuidados que tens com o teu cabelo?
Cátia - Lavo o cabelo com um champô neutro e condicionador e aplico máscara uma vez por semana. Seco-o sempre com secador, sei que faz horrores mas não suporto deixá-lo secar ao ar livre pois fica com uns jeitos muito esquisitos. Aplico umas gotas de óleo nas pontas que me deixam o cabelo super sedoso e suave. 

Fashion Teenagers - Focando-nos em assuntos mais sérios: "A Anorexia no mundo da Moda". Achas que é algo que está a aumentar diariamente? 
Cátia - É um assunto “muito batido” que gera sempre controvérsia. Se está a aumentar isso já não sei. Mas não entendo como é que jovens mulheres se sujeitam a tanto por um lugar no mundo da Moda, em constante mutação e onde nada é definitivo, ainda para mais na carreira de modelo.

Fashion Teenagers - Achas que no mundo profissional da moda há muitos preconceitos como por exemplo: uma modelo ser um bocado mais pesada ou ser uma modelo de formas reais em vez de uma modelo com as medidas requisitadas? 
Cátia - São preconceitos da indústria. Existem, prevalecem e deviam ser contornados. Mas acho que já se anda a caminhar nesse sentido. Já vimos capas de revistas com modelos de formas reais, lindas e que se sentem bem na sua pele. É uma lufada de ar fresco!

Fashion Teenagers - E fora desse mundo profissional como encaras esse preconceito? 
Cátia - Tenho de o encarar, da mesma forma como encaro tantos outros preconceitos estúpidos. Não suporto preconceitos.

Fashion Teenagers - Claro que nós não podemos agradar a gregos e troianos, já alguém te criticou pela maneira de vestir?
Cátia - Isso é algo que me acontece com tanta frequência. Já me chamaram diversos nomes, já me olharam de lado, já comentaram, … Mas, honestamente, I don’t care! Eu cá agrado-me a mim mesma e isso chega-me.

Fashion Teenagers - De que maneira isso te influenciou? 
Cátia - Não alterei a minha forma de vestir nem tampouco deixei tais críticas a remoer na minha cabeça. Só me dá força para continuar a vestir o que gosto o que me faz sentir bem.

Fashion Teenagers - Quais os teus blogs preferidos?
Cátia - LLYMLRS, StreetFSN e Park & Cube.

Fashion Teenagers - Quais os projectos e objectivos para o futuro?
Cátia - Não faço planos a longo prazo, a vida dá tantas voltas! O que hoje é garantido amanhã pode já não o ser. Sei que quero continuar com o meu blogue, quero acabar a minha licenciatura em jornalismo e futuramente poder conciliar a minha paixão por comunicação e moda. Pretendo tirar um curso na EML e quem sabe conseguir tirar um mestrado no estrangeiro na LCF. Quero viajar muito, fotografar e aprender sempre mais e mais. O meu objectivo máximo é ser feliz, sentir-me realizada a nível pessoal e profissional.

Fashion Teenagers - Um conselho?
Cátia - Sejam sempre fiéis a vocês mesmos e vivam a vida! 
Muito obrigada à Cátia por nos ter dado esta fabulosa entrevista.
Já conheciam a Cátia e o seu blog?

You Might Also Like

18 comentários

  1. Adorei a entrevista! Gosto muito dessa rubrica! Continua o bom trabalho! :)
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Adorei a entrevista , a Cátia parece ser uma rapariga muito simpática!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Nao a conhecia, mas ja vou ver o blog!


    http://placequotehere.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Nice post, darling!
    Where did you get that Chanel shirt?
    I like that and wanted to buy for myself.



    http://www.momfashionworld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Obrigada eu! Adorei o resultado final, com as fotografias incluídas.

    Answering to Mom Fashion World, I made the Chanel t-shirt myself.

    ResponderEliminar
  6. This is fantastic post...I wish I could be a teenager all over again! Nope not anymore and love the Chanel tee :)

    ResponderEliminar
  7. Eu não conhecia a cátia nem o seu blog mas adorei a entrevista! E agora tenho mais um blog para visitar :D

    ResponderEliminar
  8. Obrigado!!
    Adoro a esta rubrica, acho super interessante!!

    ResponderEliminar
  9. Adoro as entrevistas =)*

    http://itsluckynumberssven.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. P.S. Thank you so much for answering my question, my dear.
    FYI, i'm your follower in GFC. Please follow mine, if you haven't.
    Thanks!

    ResponderEliminar
  11. Adoro esta rúbrica, continua querida.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Bom trabalho, gostei.

    ps:Sorteio lá no blog
    **

    ResponderEliminar
  13. Gostei mesmo MUITO da entrevista! Por acaso não conhecia a Cátia nem o blog, mas mal acabei de ler a entrevista fui ler cuscar o blog dela. Continua com esta rubrica, eu adoro :D

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito da entrevista. Por acaso, não conhecia o blog dela :)

    http://belezaqb.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu também espero ter uma boa nota. Beijinhos :D

    ResponderEliminar

SUBSCRIBE

Like us on Facebook