Alimentação Saudável

Alimentação na escola

quarta-feira, setembro 05, 2012

Manter uma alimentação saudável em horário escolar pode não ser tarefa fácil, ora seja porque as refeições na cantina não te agradam, vários intervalos para petiscar, etc.
O segredo é saber escolher, variar, comer com moderação e várias vezes durante o dia.

Pequeno-Almoço
Nunca saias de casa sem tomar pequeno-almoço. Depois de uma boa noite de sono, o nosso corpo precisa de energia para "acordar", por isso deve ser a refeição mais completa do dia. O ideal é incorporares sempre fruta (seja em sumo natural ou no seu estado natural) no teu pequeno-almoço, um lacticínio (leite/iogurte), fibras (tostas ou pão integral e até mesmo cereais, também é bom acrescentar algo doce, pode ser uma compota por exemplo.
Lanches
É frequente por vezes ter mais que um intervalo na escola por isso tens que escolher bem o que comer e a quantidade. É importante comeres uma peça de fruta nesses intervalos e consumir fibras, que encontras nas barras de cereais. Podes escolher um intervalo comer uma peça de fruta, o mais longo comer uma barra de cereais acompanhada de um sumo de frutas, e caso tenhas outro podes quem sabe beber um batido, que tem calorias suficientes para te saciar. De vez em quando podes comer um docinho (bolo, um croissant,  biscoitos, etc) mas como em tudo na vida, não pode ser em demasia. Tenta comer apenas um docinho uma vez por semana.
Almoço
Esta pode ser a refeição mais complicada de gerir na escola, podes não gostar da comida da cantina, de preferires a comida do bar, etc.
Tenta sempre saber antecipadamente a ementa na tua escola. Caso seja possível de vez em quando pede o prato "dieta" caso a tua escola tenha disponível. Se não gostares do prato principal, tenta comer sempre a sopa, caso aches que não é o suficiente leva uma sandes de pão integral com ingredientes pouco calóricos (queijo fresco, milho, alface, peito de frango ou peru, tomate, cenoura, etc). Na sobremesa opta por fruta (de vez em quando podes escolher o docinho que serve como sobremesa), e a água também é importante.

É também importante manteres-te hidratada durante todo o dia, por isso bebe muita água.

Como costuma ser a vossa alimentação na escola?

You Might Also Like

3 comentários

  1. Eu durante as aulas ao pequeno almmoço bebo um caneca de chá (verde) e 2 torradas.

    Ao almoço se for na escola simplesmente nao como (eu sei que nao faço nada bem saltar uma refeiçao mas nao gosto daquela comida grrrrrrr....)

    Ao lanche um croissant e um sumo da compal ou Ice Tea

    E ao jantar como nao sou eu que decido é muito random xD

    beijinhos**

    ResponderEliminar
  2. Há imenso tempo que procurava um blog que falasse neste tipo de coisas, estava mesmo a precisar de algumas dicas etc ..
    Gostei muito do blog :D

    ResponderEliminar

SUBSCRIBE

Like us on Facebook