Saude

Comer sem stress

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Hoje venho falar-vos de como ter uma alimentação saudavél, sem stres. Apenas com 5 passos importantes:

1º Passo: comer muitas frutas e legumes. come 5 doses de frutas por dia. Aposta em fruta fresca ao pequeno almoço, salada ao almoço e fruta para a sobremesa e o mesmo ao jantar. A fruta é muito importante, tal como os legumes pois são ricos em proteínas e vitaminas e contém muita água.
2º passo: comer gorduras. Assustamo-nos muitas vezes com as gorduras, mas o segredo está em comer moderadamente (uma a três vezes por semana). Como carne gorda temos a vaca, opta sempre por uma carne bem passada, pois assim são eliminadas toxinas. No peixe temos o atum, a sardinha, arenque, etc. O atum é Ã³ptimo nas saladas ( salada russa ou uma simples salada leve). A quantidade de carne ou peixe é o tamanho do nosso punho cerrado.
3º passo: alimentos ricos em fibras. Muitos destes fazem parte da salada que podes e deves usar como acompanhamento. É o caso da cenoura ou a couve. Outros alimentos são o feijão ou trigo integral, as ervilhas, as nozes (mas não abuses muito nelas) ou os figos. Os alimentos ricos em fibras são muito bons, pois não só constituem uma alimentação saudável, como tem enumeras outras vantagens para a saúde. Também optar por sumos naturais (misturados com água).
5º passo: usar temperos saudáveis. Opta por azeite, reduz o sal, e outros temperos gordurosos. Geralmente os temperos de compra levam imensos conservantes e produtos que não nos fazem bem de todo, não importa o seu sabor. Um bom conselho de molho que dou é: azeite, oregãos e pouco sal. Se gostares de um pouco do sabor mais forte mistura um bocado de mostarda, mas sem exageros.

Deixo uma espécie de horário alimentar que podem adoptar:
08:00 Pequeno-Almoço:

  • pão (podes optar por integral), ou cereais
  • leite, iogurte, ou outro produto lácteo.
  • fruta fresca.
10:00 Lanche da manha

  • leva uma peça de fruta para a escola ou um iogurte para este intervalo.

12:30 Almoço

  • sopa
  • uma dose de carne, ou peixe
  • arroz, massa ou batatas
  • alada: cenoura, tomate, alface, couve, deixo ao teu critério.
  • fruta

15:00 Lanche da tarde

  • opta novamente por uma maça
  • leite ou outro produto lácteo

20:30 Jantar

  • se puderes excui a carne ou peixe, ou reduz a quantidade
  • arroz, massa ou batatas
  • salada: cenoura, tomate, alface, couve, deixo ao teu critério.
  • ou uma sopa.

O pequeno almoço, é uma parte muito importante do nosso dia, portanto nunca o dispenses. O lanche a meio da manhã é opcional, eu opto por um pois é onde podemos arranjar os nutrientes importantes para a nossa concentração na aula seguinte. Ao almoço sempre que puderes inclui uma sopa, assim como a fruta no fim, são ambos importantes. Ao jantar opta por comidas leves, de fácil digestão, se puderes opta por uma sopa rica em legumes e numa peça de fruta, se não reduz a quantidade de gorduras e cereais. Antes de te deitares se notares o estômago vazio bebe uma caneca de leite, sem açucar, pois o açucar é excitante, ou chá.
os 5 passos, foram retirados do livro "500 ideais para viver melhor"

You Might Also Like

6 comentários

  1. Post bastante completo, realmente com vida que levamos andamos sempre à pressa e às vezes nem temos tempo para nos preocuparmos devidamente com a alimentação...Obrigada pelas sugestões, muito boas :)Bjs

    ResponderEliminar
  2. isso é realmente verdade. o segredo está em sabermos controlar e ter um horario, nem que seja mental.:)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito deste post =) Está representado uma maneira fácil e barata de como cuidar do nosso corpo e da nossa saúde sem muitas complicações. Adorei :P

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas,adorei!E por coincidência,eu quando cozinho coloco sempre azeite,oregão e sal,tal como disseste!

    ResponderEliminar
  5. Fica optimo, eu por acaso não tenho por habito cozinhar, é sempre a minha mãe, mas peço-lhe sempre esse tempero, porque é realmente optimo e saudavel Na salada de tomate fica uma delicia

    ResponderEliminar
  6. Sim, é uma maneira barata e fácil, resta é força de vontade. Porque muitas vezes temos é preguiça :P

    ResponderEliminar

SUBSCRIBE

Like us on Facebook